Hoje gostaria de refletir acerca de um dos textos que na minha humilde opinião é o que mostrar de uma forma detalhada sobre a profundidade do Evangelho, nesse texto que está registrado no Evangelho de Mateus 5, está relatado um dos momentos marcantes em que Jesus traz muitos ensinamentos e conforto para os que o buscam e o temem.

O próprio Jesus nas suas palavras utiliza a expressão “Bem aventurado” que pode significar “A pessoa que é Feliz”. Ao analisarmos o contexto atual, muitas pessoas não acreditam na possibilidade de uma vida de felicidades, portanto gostaria de fazer algumas ponderações acerca dessa temática, afinal o que poderia ser a felicidade?

Talvez no senso comum algumas pessoas poderia dizer que felicidade seria conforto, bem estar, estar junto com quem o ama e entre outras coisas, disso não discordo, mas acredito que felicidade está muito além de tudo isso. Acrescentaria que felicidade está além de ter tudo isso que está no campo das sensações e das relações sociais, está também em um sentido existencial.

Na passagem mencionada Jesus nos alerta que na caminhada do Cristão é inevitável dificuldades, adversidades e em muitos momentos até perseguição, mas Jesus garante que aquele que guardar os seus mandamentos e ordenanças esses serão bem aventurados.

Outro ponto a ser abordado é a recompensa para aqueles que guardar e praticar os ensinamentos de Jesus. No texto Jesus é enfático ao afirmar que a grande dádiva é para aqueles que suportar as dificuldades que irão se deparar no caminho. Os Puros de coração é uma expressão utilizada por Jesus onde podemos entender que são pessoas que perdoam e tem compaixão daqueles que busca prejudicar, é uma característica do povo de Deus ter um coração tratável. Também acrescentaria que Puro de coração seria um coração não dividido, ou seja, seria a pessoa que não busca outro senhor para reinar em seu coração, essas pessoas entendem que apenas um pode reinar na sua vida e esse senhor é Jesus Cristo, essa grande recompensa é que os bem aventurados verão a Deus e comtemplará a face do Altíssimo.

 

Júnior Gonçalves.

(Psicanalista Clínico)